Acompanhe nas redes sociais

Notícias

Melles anuncia concorrência para projeto dos anéis viários de Guaxupé e Alfenas

17/12/2013

.:: conteudo_1_11320.jpg ::.

Obras vão desafogar área urbana do tráfego pesado e promover o desenvolvimento e a expansão dos municípios

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, deputado federal Carlos Melles, anunciou mais um importante passo para a construção dos contornos rodoviários de Alfenas e de Guaxupé. De acordo com Melles, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DER/MG, abre no dia 27 de janeiro a concorrência que define a empresa para a elaboração dos projeto de engenharia, etapa fundamental para que se possa licitar as duas importantes obras rodoviárias.

Os contornos de Guaxupé e Alfenas, também chamados de anéis viários, estão sendo trabalhados em uma parceria de trabalho do secretário Melles com os prefeitos Maurílio Peloso e Jarbas Correa Filho, com o aval do governador Antonio Anastasia, que autorizou os investimentos entendendo sua importância para o desenvolvimento dos dois municípios do Sudoeste de Minas, além do impacto regional que a nova logística de transporte irá oferecer.

ALFENAS - O anel viário de Alfenas, na prática um importante prolongamento da alça oeste, vai ligar a perimetral Nico Paulino, (que dá acesso a BR 491) ao Distrito Industrial e a MG 369.

O vice - prefeito e secretário de obras, Décio Paulino da Costa enfatizou a importância do anel: “diariamente passam cerca de 350 caminhões pesados pelas avenidas Lincoln Westin da Silveira e Governador Valadares e alça vai retirar da cidade este trânsito pesado”.  

GUAXUPÉ - Já o anel de Guaxupé foi idealizado para promover a expansão urbana, desafogar o trânsito pesado da área central e abrir oportunidades para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda. De acordo com Melles, seguindo a reivindicação do prefeito Jarbinhas, o DER/MG atuou na formatação do processo para a construção do anel viário, que terá 7 quilômetros de extensão, iniciando pelo entroncamento com a Rua Dr. Jereminas Zerbini até a MG 450 (rodovia Jamil Nasser). O trecho possui 1 quilômetros de leito normal e 6 quilômetros de trecho virgem. O trabalho inicial prevê ainda a construção de uma ponte de 42 metros, além de duas rotatórias, uma da estrada Nova Floresta e outra na interseção com a MG 450.

Ainda de acordo com o estudo do DER/MG, por intermédio da coordenadoria de Poços de Caldas, o anel viário servirá diretamente aos seguintes bairros: Residencial Florestal 1 e 2, Colina 1 e 2, Bairro Vila Campanha, Bairro Convento, Jardim Arueira, Bairro Recreio Campestre, além da Indústria Bonanza, sítio Estaboni e Fazenda Nova Floresta.

 

Paulo H. Delfante

Coordenação de Comunicação – Deputado Carlos Melles