Notícias
Pacientes aprovam atendimento do Hospital Regional do Coração
02/02/2014

HRcor intensifica atendimento em várias regiões de Minas, com tecnologia de ponta e médicos altamente capacitados que compõem o corpo clínico cardiovascular do hospital.
Pacientes atendidos pelo Hospital Regional do Coração da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso são unânimes em aprovar a qualidade da estrutura hospitalar e de equipamentos, bem como a excelência dos procedimentos médicos nas diversas áreas da cardiologia.
Referência do SUS em diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares para 600 mil habitantes, o HRCor realizou no período de agosto de 2013 até janeiro 2014, 36 cirurgias cardíacas. No setor de hemodinâmica, responsável por procedimentos de cateterismo e angioplastia, o hospital já contabiliza mais de 2.000 atendimentos desde 2009, quando iniciou o serviço.
Morador de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, a 486 quilômetros de Paraíso, o aposentado Ataide Teodoro da Silva, de 69 anos, esta internado há vinte dias e durante esse período foi no HRCor que encontrou a solução para a cura. Depois de passar por uma cirurgia e colocar ponte de safena, tudo pelo feito pelo o SUS, o aposentado esta satisfeito com o atendimento. “No momento difícil pelo o qual eu estava quando cheguei aqui, percebi que podia ficar tranqüilo, fui muito bem recebido, não tenho o que reclamar, médicos e enfermeiros atenciosos e capacitados. Os métodos que seguem na medicina cardíaca é um exemplo para outros hospitais especializados, inclusive em relação ao atendimento ”, afirmou.
O SUS autoriza um acompanhante para os pacientes cardíacos, ele fica hospedado no mesmo quarto com o paciente. Nagildo da Silva, filho do Seu Ataide, é um exemplo, pois esta com o pai desde o primeiro dia que chegaram no Hospital do Coração. “Todo o tratamento que o meu pai esta recebendo esta muito bom. No início fiquei surpreso, como é SUS a gente não espera por tudo isso, mas a atenção da equipe e do local em geral, nos deixa seguros e mais a vontade”, disse o acompanhante.
E não foi diferente para o senhor Vicente Marques Piza, de 82 anos, da cidade de Muzambinho. Há cerca de dois anos ele descobriu que estava com um problema no coração e foi preciso com urgência passar por cirurgias. Como conta com a ajuda do SUS, o paciente foi encaminhado para outras cidades da região, mas logo foi para o HRCor de Paraíso onde fez um procedimento de cateterismo. “Eu e a minha esposa saímos de casa sem nada, cheguei aqui pensando que já ia voltar, mas o atendimento foi completo. Os médicos viram que era preciso eu ficar, na hora fiquei desesperado, não tinha nada, roupa, alimento, nem para mim e nem para a minha esposa. Só que o modo que me hospedaram nem tenho palavras para agradecer”, salientou o aposentado.
“O Hospital do Coração em Paraíso está de parabéns. Fui muito bem atendida, o Hospital maravilhoso, não tem como falar mal. Quando eu fui entrar no quarto, eu falei pra enfermeira que não estava particular, e ela me falo que aquele quarto era do SUS. Ai liguei para os meus filhos e disse para eles ficarem tranquilos, pois tinha chegado no Paraíso. Fui muito bem tratada, estão de parabéns os médicos, as enfermeiras, estou muito contente, afirma Joana D’arc Muniz Ferreira, dona de casa da cidade de Cássia.
De acordo com o médico Flávio Vilela Diogo – coordenador da cardiologia da Santa Casa de Paraíso, o Hospital do Coração está dimensionado para atender uma ampla região e está credenciado para serviços de cirurgia cardíaca e hemodinâmica. A segunda etapa do credenciamento no SUS está em fase final, tendo sido aprovada por todos os caminhos legais em Minas e agora aguarda o processo no Ministério da Saúde, viabilizando pelo SUS a realização de cirurgia vascular e endovascular, já com toda estrutura montada no HRCor.
Deputado federal responsável pelo aporte de recursos federais e estaduais para a implantação do Hospital Regional do Coração, Carlos Melles esteve na semana passada em visita aos diversos setores da Santa Casa e do HRCor, onde conversou com pacientes, dirigentes e médicos. “Certamente foi um trabalho que exigiu muita dedicação, mas é uma conquista de todos nós para toda a região. Só na Santa Casa e no HRCor foram R$ 25 milhões investidos, em construção, ampliação e aquisição de equipamentos, mas temos ainda muito desafios e precisamos estar juntos neste processo. A saúde pública é prioridade de nosso trabalho em toda a região”, pontuou Melles, que também é secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais. “Quando vejo este hospital atendendo tanta gente e de forma tão competente, sempre lembro de agradecer os investimentos que conseguimos junto ao então ministro Padilha, com o ex-governador Aécio, e mais recentemente com o governador Anastasia por intermédio do então secretário da Saúde Antonio Jorge e agora com o novo titular da Pasta, o amigo e deputado Alexandre Silveira”, diz Carlos Melles.
Paulo Delfante
Ana Paula Dias
Assessoria de Comunicação – Deputado Carlos Melles