Notícias
Paraíso ganha Área Integrada de Segurança Pública
10/03/2014

Secretário Melles aproveita presença do secretário de Defesa Social e renova pedido para a implantação de um Batalhão de Fronteira
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) inaugurou, nesta segunda-feira (10/03), a sede da 254ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), em São Sebastião do Paraíso, no sudoeste de Minas Gerais. O local reunirá policiais civis e militares, e ainda guardas municipais, que trabalham de forma integrada em um mesmo espaço.
A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz; do Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, delegado geral Jefferson Botelho – que no ato representou o Chefe da Polícia Civil de Minas, delegado geral Cylton Brandão da Matta; dos secretários Carlos Melles (Transportes e Obras Públicas) e Cássio Soares (Desenvolvimento Social), do prefeito Rêmolo Aloíse, parlamentares, vereadores, prefeitos da região, além de autoridades das policias militar e civil de Minas Gerais.
As obras tiveram um custo aproximado de R$ 250 mil, oriundos dos cofres municipais, e de acordo com a Secretário de Defesa Social, a implantação representa um grande avanço na área de segurança pública na cidade por permitir melhor desempenho na prestação de serviços ao cidadão.
Para o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Jeferson Botelho, a inauguração representa o “compartilhamento na responsabilidade de segurança pública, com maior eficiência e economia para a população”. O dirigente ainda destacou os investimentos que estão acontecendo na Polícia Civil em todo o Estado, e ressaltou os benefícios para o Sul e Sudoeste de Minas. “Trago hoje pessoalmente as algemas que foram reivindicadas pelo prefeito de Paraíso”, pontuou.
Na visão do comandante geral da Polícia Militar, Coronel PM Márcio Sant`Ana, a implantação da Área Integrada é um grande avanço para a segurança no município. “Não podemos deixar de considerar que esta instalação merece nosso reconhecimento pela gestão profissional em sua implantação”, disse.
Ao agradecer a visita do secretário Rômulo Ferraz, o deputado federal e Secretário Carlos Melles destacou que desde 2000, Paraíso vive um processo de gestão continuada, comparando o mesmo processo vivido em Minas com os governos de Aécio e Anastasia. Melles relembrou os investimentos conseguidos em 2001 para a Polícia Militar – que recebeu dezenas de viaturas e armamentos, e posteriormente os novos investimentos via governo do Estado. “Isso foi possível porque houve harmonia, trabalho político diferenciado, e isto se reflete em vários setores, inclusive na segurança pública”, disse Melles. “Não importa o partido, a cor partidária, o que realmente importa é a população, a gestão harmônica”, pontuou Carlos Melles.
O prefeito Remôlo Aloíse enfatizou a importância da Área de Segurança e a participação do município na conquista, dedicando grande parte do discurso para relembrar sua trajetória na vida pública.
“É uma alegria estar aqui e ser recebido com tanta cordialidade”, destacou o secretário Rômulo Ferraz, pontuando a parceria de trabalho com a Prefeitura e com os parlamentares, entre os quais o secretário Carlos Melles, que é paraisense. Sobre a Área Integrada, Ferraz disse ser “um fato muito positivo, um empreendimento totalmente com recursos municipais e uma unidade muito bem estruturada”. O secretário mencionou que, em relação a outras regiões, Paraíso tem números positivos na segurança, mas destacou que isto não deve servir como fator de acomodação, ao contrário, é preciso continuar com o trabalho para novos avanços. Rômulo Ferraz mencionou o município de Passos, como um caso extremamente preocupante na segurança pública e que vem merecendo atenção da Secretária e da atuação das policias.
Ferraz disse que “a integração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil significará, sobretudo, melhor acessibilidade e dinamismo do serviço de segurança ao cidadão”.
Batalhão de Fronteira – Ao final do discurso do secretário de Defesa Social, o deputado Carlos Melles enviou um bilhete renovando a solicitação para que São Sebastião do Paraíso possa sediar um Batalhão de Fronteira. “Fica aqui registrado este pleito do secretário Carlos Melles para que possamos estudar. Realmente é uma região que precisa de uma atenção em função da fronteira com o estado de São Paulo e ação de quadrilhas” disse Rômulo Ferraz.
Assessoria de Comunicação - Deputado Federal Carlos Melles