Notícias
Personalidades recebem Comenda da Paz Chico Xavier
07/03/2014

Em sua 15ª edição, foi entregue na sexta-feira (7) a Comenda da Paz Chico Xavier 2014 a 10 personalidades que se destacaram em favor da promoção social e espiritual. A solenidade aconteceu no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, e para representar o governo estadual esteve presente o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, deputado federal Carlos Melles. O governador Antonio Anastasia não pode estar presente em função de viagem em missão oficial à China.
“Falta espiritualidade, falta humanização no mundo, o povo tem sede de Deus, por isso essa Comenda é cada vez mais valorizada e respeitada”, disse em entrevista o secretário Carlos Melles.
A Comenda da Paz foi instituída através de Lei 13.394/99, cujo projeto foi de iniciativa do então deputado estadual Paulo Piau, hoje prefeito de Uberaba. Ela é administrada por um comitê permanente integrado por representantes de onze órgãos e instituições do Estado. Uberaba está representada pela Casa da Paz. A função de presidente de honra é exercida pelo prefeito municipal.
“A comendas que tem por ai foram criadas para homenagear os mais ricos e maiores, e essa Comenda foi no sentido inverso, ou seja, para beneficiar aqueles que até no anonimato estão promovendo o bem para as pessoas, e promovendo a paz”, enfatizou o prefeito Paulo Piau.
A homenagem é entregue anualmente a personalidades ou entidades que realizam atividades buscando o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas em prol do bem-estar da humanidade, participam de campanhas pacifistas, movimentos e manifestos em favor do desarmamento e da defesa do cidadão, além de projetos que ajudam a combater a fome e a miséria, promovendo a geração de emprego e renda, e contribuem para o desenvolvimento literário, artístico e cultural.
Este ano foram 10 homenageados: ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sálvio de Figueiredo Teixeira; odontólogo e filho adotivo de Chico Xavier, Eurípedes Humberto Higino dos Reis; presidente do Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes, Luzia Andreoli de Menezes; empresário Marco Túlio Paolinelli; Hospital de Brinquedos São Francisco de Assis; Fraternidade Irmãs Andreia e Olga; Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais; Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes, e, ainda, os homenageados in memoriam: filantropo José Irffi e padre Israel Batista de Carvalho.
“É uma homenagem, um reconhecimento de muito bom gosto. Não sei como me encontraram, mas fico muito agradecida e feliz com esta homenagem que leva o nome do Chico Xavier”, disse Luzia Andreoli de Menezes, que tem um histórico de várias décadas a serviço do trabalho de promoção social e engrandecimento espiritual em São Sebastião do Paraíso. Este trabalho é tão amplo que o Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes – onde Luzia preside e realiza seu trabalho voluntário, também mereceu a distinção por sua atividade em Paraíso. A homenagem ao Centro Espírita foi entregue a Raquel
A Comenda - Instituída em 1999 pelo Governo de Minas Gerais, a Comenda da Paz Chico Xavier (nome em homenagem ao médium e filantropo mineiro Chico Xavier) é uma condecoração outorgada anualmente em homenagem a pessoas físicas ou jurídicas que trabalham pela paz e pelo bem estar social. Foi instituída pela Lei 13.394/1999, a decreto do então governador de Minas Gerais, Itamar Franco. A solenidade da condecoração, incluindo a entrega da "Medalha Comenda da Paz Chico Xavier", acontece sempre em Uberaba, cidade onde Chico Xavier passou grande parte da vida.
Assessoria de Comunicação - Deputado Federal Carlos Melles