Notícias
Melles participa da comemoração dos 20 anos de implantação do Plano Real
02/07/2014

Evento aconteceu em Poços de Caldas, cenário do lançamento oficial do Plano em 1994
Uma tarde festiva que relembrou os 20 anos de implantação do Plano Real foi realizada no último dia dois de julho na cidade mineira de Poço de Caldas. A cidade foi palco do lançamento da moeda que estabilizaria a economia brasileira e que possibilitou as mudanças pelo qual nosso país passou desde o seu estabelecimento.
O evento contou com a presença do candidato ao Governo de Minas Gerais, Pimenta da Veiga, e reuniu lideranças políticas de Poços de Caldas e da região, além do presidente do diretório estadual do Democratas, deputado federal Carlos Melles e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes.
Considerado um dos maiores programas sociais já implantados no país, o Plano Real completa 20 anos como o projeto que livrou o Brasil da hiperinflação. Após duas décadas, o candidato do PSDB ao Governo de Minas, Pimenta da Veiga, celebrou o início da circulação da moeda, que inaugurou um novo ciclo de desenvolvimento econômico.
Foi em Poços de Caldas, em julho de 1994, que o real entrou publicamente em circulação, pelas mãos do candidato à época a Presidência da República, Fernando Henrique Cardoso, que fez a primeira troca de notas em uma agência bancária.
Pimenta da Veiga foi personagem marcante nesse processo. Junto a importantes economistas, como Pedro Malan, Gustavo Franco, Pérsio Arida, André Lara Resende e Edmar Bacha, participou da concepção e implantação do Plano Real. “O projeto mudou a história do país. Foi o principal programa social feito no Brasil em todos os tempos. É o orgulho do PSDB”, afirma o ex-ministro.
O atual cenário econômico é bem diferente do que se registrava antes, quando a desvalorização da moeda corroia a renda do brasileiro. No entanto, o atual governo federal, segundo Pimenta, tem ameaçado a estabilidade com níveis crescentes de inflação, registrados nos últimos anos.
“A volta da inflação é prejuízo para todos, principalmente para os mais pobres. Esta é nossa tarefa fundamental. A inflação é vizinha da corrupção, impede o crescimento, impede o desenvolvimento de cidades e pessoas. Por isso, temos que tomar uma decisão severa, mas essencialmente democrática”, alertou.
Durante a sua fala, o deputado federal Carlos Melles falou da comparação que se faz entre o Plano Real e o Bolsa Família. “Só existe o Bolsa Família porque existiu o Plano Real”. O Presidente do Democratas em Minas Gerais lembrou ainda da origem dos programas federais de transferência de renda na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. “Precisávamos colocar todas as crianças na escola e alfabetizá-las e por isso foi criado a Bolsa Educação, mas a criança teria que frequentar a escola, depois os remédios encareceram e José Serra, grande ministro da saúde, quebrou as patentes para implantar os medicamentos genéricos e ao mesmo tempo foi criado o Bolsa Farmácia e ainda foi criado o Vale Gás para que as mães de família tivessem a segurança de fazer a comida dos seus filhos. Essa é a realidade do Bolsa Família, originada no Governo FHC e popularizada e expandida graças ao crescimento econômico e as metas fiscais estabelecidos a partir do Plano Real. Essa é a verdadeira essência dessa comemoração hoje”, relembrou Melles.
Melles ainda lembrou a composição política que se desenha no país e no estado e que será muito favorável à melhoria da qualidade de vida dos mineiros. “Pimenta da Veiga é uma das melhores figuras políticas do país, sem desmerecer nenhuma outra, mas temos nele uma pessoa confiável, ética e competente, que aplicou essas marcas por onde passou. Minas foi muito bem nos últimos 12 anos com Aécio e Anastasia, e agora com Aécio presidente e Pimenta Governador, Minas viverá um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento” concluiu.