Acompanhe nas redes sociais

Notícias

Deputado Melles recebe Medalha Santos Dumont do Governo de Minas

21/10/2014

.:: conteudo_1_16415.jpg ::.

Governador destacou o papel de protagonista dos mineiros na história do país. Ao todo, 226 personalidades foram homenageadas com a comenda

A inspiração de Alberto Santos Dumont para inovar, revolucionar e transformar o mundo a partir de seus sonhos foi destacada pelo governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, na segunda-feira (20/10), em seu discurso durante a cerimônia de entrega da Medalha Santos Dumont a 226 agraciados, entre os quais, o ex-ministro e ex-secretário de Transportes e Obras de Minas, deputado federal Carlos Melles, que recebeu a medalha Ouro, o grau máximo da condecoração.

Ao mencionar o legado deixado pelo inventor mineiro, o governador reforçou a necessidade de se voltar a pensar o país como futuro. “Precisamos construir os novos consensos de nossa agenda nacional, estabelecendo uma direção, um projeto em comum ao menos naqueles objetivos fundamentais ligados à construção da paz, da prosperidade e do desenvolvimento. E é aqui que a contribuição de Minas é fundamental ao Brasil”, disse Alberto Pinto Coelho, destacando o exemplo de moderação, retidão, generosidade e de responsabilidade praticado em Minas Gerais.

Grande homenagem

Alberto afirmou que “Santos Dumont se celebrizou pelo arrojo do pensamento, pela inteligência inquieta e pela determinação em romper as barreiras do possível. Em seu tempo, não houve homem mais admirado e enaltecido. A medalha Alberto Santos Dumont é uma homenagem aos homens e mulheres que, cada um a seu modo, se mostram portadores desta mesma centelha de inquietude e ação, de audácia e coragem, de dignidade e persistência, que animou e impulsionou nosso grande inventor”.

Criada em 1956 para comemorar o cinquentenário do primeiro voo com uma aeronave mais pesada do que o ar, em 23 de outubro de 1906, a medalha é concedida em três graus: ouro, prata e bronze. Este ano, foram agraciadas 226 personalidades, entre empresários, políticos, secretários de Estado, militares, professores e artistas. O evento foi realizado na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, local de nascimento do inventor do avião.

Ao repercutir a homenagem, Carlos Melles destacou que era apenas portador da Medalha, e dividiu o reconhecimento do Governo de Minas com a população mineira que apoia a confia em seu trabalho como homem público. Ao longo de sua trajetória, Melles já recebeu mais de 500 homenagens, no Brasil e exterior, de entidades públicas e privadas.