Notícias
Credenciamento do Hospital do Coração avança na Secretaria da Saúde de Minas
25/05/2012

Além da cardiologia, o credenciamento da traumato ortopedia, rede de urgência e emergência e outros projetos aceleraram após visita do Secretario da Saúde a Paraíso
O processo para o credenciamento do Hospital Regional do Coração (HRCor) da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso no SUS ganhou fôlego nas últimas semanas. Foi o que informou a superintendente da Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, após reunir-se na quinta-feira (17), na Secretaria de Estado da Saúde, com o superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Marcílio Dias.
A superintendente, acompanhada do consultor Adriano Rosa do Nascimento - da assessoria técnica da Santa Casa, esteve também com o secretário de Transportes e Obras Públicas, deputado Carlos Melles, e com o deputado estadual Antonio Carlos Arantes, quando discutiu os avanços nos processos e as novas necessidades de intervenção para a efetivação do credenciamento da cardiologia, e de outros serviços de alta complexidade, no município paraisense.
“Na última reunião da CIB Macro Sul conduzimos o processo de pactuação visando assegurar o credenciamento de assistência em alta complexidade em traumatologia e ortopedia (Nº 443/2012 de 11/05/2012) e credenciamento de assistência em alta complexidade em cirurgia cardiovascular, procedimentos em cardiologia intervencionista e hemodinâmica (Nº 442/2012 de 11/05/2012), para município de São Sebastião do Paraíso”, explicou Kátia, que formalizou oficio solicitando novo estudo de viabilidade no dia 15/05/2012 e protocolado na SES/MG no dia 16/05/2012 com o SIPRO: 176191-1320/2011-2 e 230427-1320/2011-9.
Kátia explica que estas demandas de credenciamento estavam tramitando desde 2004 (Traumato) e 2007 (Cardiologia), e que são serviços já organizados e estruturados na Santa Casa de Paraiso, que busca somente o credenciamento para a prestação de atendimento pelo serviço público de saúde à comunidade regional. No caso da cardiologia cerca de 50 municípios serão beneficiados com o serviço.
Durante a reunião com os deputados Melles e Arantes, foi discutida ainda necessidade da liberação de recursos para a aquisição de equipamentos restantes para o Hospital do Coração, orçados em R$ 1.931.000,00, e ainda recursos para finalização de obras, sobretudo o elevador para o almoxarifado, que custa cerca de R$ 215.000,00.
Neurocirurgia - A superintendente informou que a publicação da portaria do Ministério da Saúde Nº 433 de 15 de maio de 2012, que dispõe sobre a suspensão dos parâmetros populacionais para habilitação, em média ou alta complexidade, das áreas de cardiologia, oftalmologia, nefrologia e neurocirurgia, foi um reforço importante para o atendimento da proposta de credenciamento solicitada pela Santa Casa de Paraíso. “Esta portaria oportuniza os credenciamentos já demandados pela Santa Casa de Paraíso, e ainda abre uma porta para credenciamento dos serviços de alta complexidade de neurocirurgia. Já demandamos o processo de análise de viabilidade”, explicou a dirigente regional de saúde, que está realizando um trabalho ágil e de grande amplitude para a saúde regional.
Terapia nutricional - Com relação ao credenciamento do serviço de Terapia Nutricional – enteral e parenteral, também solicitada durante a visita do secretário de Estado da Saúde à Santa Casa de Paraíso em 08 de março deste ano, já encontra-se aprovado. A Santa Casa já oferece o serviço, mas não tem o credenciamento, sendo a única Santa Casa da região a construir a Unidade de Alta Complexidade Nutricional com recursos do Pro-Hosp, do Governo do Estado.
Urgência e emergência – Assunto de grande importância discutido durante a visita do secretário Antonio Jorge, foi a habilitação da Santa Casa na rede de urgência e emergência. De acordo com informações da assessoria da Santa Casa e da SRS de Passos, foi feito contato com Coordenação de Urgência e Emergência para programação de evento “Redes de Urgência e Emergência na Macro Sul” para alinhamento conceitual e fortalecimento da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, como componente desta Rede, em caráter regional. O evento deve ocorrer em Paraíso em breve, reunindo um publico formado por prefeitos e gestores municipais.
Mães de Minas – A Santa Casa explica que já definiu a Casa de Apoio para o programa “Mães de Minas”, próxima ao Hospital, e agora aguarda o repasse do recurso para iniciar a implantação do programa. Já foi publicado no Órgão Oficial Minas Gerais a resolução da Secretária de Estado da Saúde Nº 3214 de 13 de abril de 2012, com as entidades selecionadas.
“A gente sente após a visita do secretário Antonio Jorge as coisas ganharam agilidade, ele conheceu e entendeu a necessidade do fortalecimento da Santa Casa e dos credenciamentos, sobretudo do Hospital do Coração, e hoje vimos que a Secretaria de Saúde está mobilizada para a aprovação o quanto antes destes serviços”, disse o deputado Antonio Carlos Arantes, destacando que a conquista beneficia dezenas de municípios.
Para o secretario Carlos Melles, que convidou e acompanhou o secretário Antonio Jorge em sua visita à Santa Casa, o compromisso assumido com a saúde regional está sendo cumprido. “O secretário Antonio Jorge foi muito claro, cada um precisa fazer o seu papel, a Secretária da Saúde está fazendo sua parte e devemos estar atentos para cumprir com as nossas responsabilidades, disso depende a ampliação e a melhoria do serviço público de saúde para uma ampla região”, pontuou Carlos Melles.
Assessoria de Comunicação Deputado Federal Carlos Melles
Paulo Delfante
17/05/12