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Melles intensifica ações para terminar o asfalto da BR 265

19/05/2015

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Ex-secretário de Transportes e Obras de Minas e parlamentar responsável
diretamente pela aprovação em 1999 do projeto de pavimentação da BR 265 entre o 
Nordeste Paulista ao Sul de Minas, o deputado federal Carlos Melles quer buscar uma 
solução efetiva para terminar o asfalto da rodovia, de apenas 9,2 quilômetros, entre os 
municípios de Bom Jesus da Penha a Alpinópolis. “Esta semana vamos novamente no 
Ministério dos Transportes e no DNIT, vamos reforçar a reivindicação, é preciso uma 
ação permanente. Desde que iniciamos este projeto estratégico, já conseguimos a 
pavimentação de mais de 120 quilômetros da BR 265 entre Paraíso a Ilicínea, 
restando apenas segmentos descontínuos que somam 9,2 quilômetros. Estamos 
batalhando para vencer os obstáculos, primeiramente ambientais e agora técnicos e 
financeiros para que efetivamente estre trecho da 265 torne-se o corredor estratégico 
e de ligação que sonhamos”, comentou Melles, enfatizando o esforço fundamental dos 
prefeitos, vereadores e deputados que são da região em favor do projeto.
“Tanto a 265 como a BR 146, viraram verdade pela força da união das lideranças 
políticas, avançaram desta forma e serão concluídas com este espírito de somar 
forças. Não é uma questão política e nem de governo, é uma questão de Estado, são 
obras para servir ao povo e vamos buscar um caminho em definitivo para finalizar 
estas grandes conquistas regionais”, pontuou o deputado, relembrando a mobilização 
que viabilizou as obras na 146 entre Passos à região da Mumbuca, e agora a 265.
“Quando iniciamos parecia um sonho sem a menor possibilidade de dar certo. 
Rapidamente conseguimos asfaltar entre Paraiso a Jacuí, avançamos para Bom 
Jesus, chegamos a Ilicínea, fizemos um esforço muito grande para incluir a acesso a 
Alpinópolis, e agora precisamos fechar esta conquista que tem muita história e 
trabalho”, recorda Melles. Outro ponto que o deputado ressalta como vital é a 
construção do contorno rodoviário de Ilicínea. “Já incluímos este contorno no Plano 
Nacional de Viação (PNV) e precisamos viabilizar a obra, já que a 265 é uma rodovia 
interestadual, de grande fluxo de veículos que não poderão trafegar dentro da cidade”, 
frisa.


PONTO FINAL
Em novembro de 2014 o então ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, foi 
convidado e aceitou o convite do deputado Carlos Melles para visitar as BR´s 146 e 
265, numa ação parceira suprapartidária com todos os parlamentares que tem base de 
atuação na região Sul e Sudoeste de Minas. Na transição de governo o assunto está 
sendo retomado, na gestão do novo ministro Antonio Carlos Rodrigues. “Precisamos 
colocar um ponto final nesta obra, falta muito pouco, é uma questão logística 
fundamental para nossa região e tenho certeza que somando forças conseguiremos”, 
destaca Carlos Melles. 
O deputado informa que para a pavimentação dos segmentos restantes de 9,2 
quilômetros, sob a responsabilidade direta do DNIT em Belo Horizonte, serão 
necessários recursos estimados de R$ 33 milhões. A unidade de DNIT em Oliveira e a 
empresa Strata foram os responsáveis por atualizar o projeto e definir uma nova 
planilha de custos.