Notícias
Frente do Café vai homenagear in memoriam o pesquisador e professor Dr. Darcy Lima
20/08/2015

Reconhecimento público será dia 26 de agosto, na Sessão Plenária da Câmara dos Deputados que será transformada em Comissão Geral para debater propostas para a crise do café
A Frente Parlamentar Mista do Café irá prestar homenagem in memoriam ao médico e pesquisador Dr. Darcy Lima, que faleceu dia 24 de julho. De acordo com o presidente da Frente, deputado federal Carlos Melles (DEM/MG), a entrega da homenagem aos familiares do Dr. Darcy será na próxima quarta-feira, dia 26 de agosto, durante a Comissão Geral “Políticas Públicas para o Café”, encontro que reunirá parlamentares, representantes de todos os segmentos da cadeia café, de entidades representativas do setor, do cooperativismo, meio sindical, em sessão especial no Plenário Ulysses Guimarães para discutir propostas efetivas para uma política duradoura e sustentável para a cafeicultura nacional.
“Foi uma grande perda, o Doutor Darcy era um grande amigo do setor cafeeiro, suas pesquisas e trabalhos acadêmicos contribuíram de forma histórica difundindo os benefícios do café para a saúde humana. Os senadores e deputados da Frente irão prestar esta homenagem simples, porém de profundo reconhecimento por este legado formidável”, disse o deputado Carlos Melles, que propôs a distinção.
Esta semana a viúva do dr. Darcy, Dada Novais, foi comunicada da homenagem e está fazendo esforços para estar presente. “Nossa família está muito emocionada e agradecida por este gesto, será uma bela homenagem”, disse.
Perfil do Dr. Darcy
PhD em Medicina pela Universidade de Londres, escritor e professor do Instituto de Neurologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Darcy Lima era natural de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul.
Foi na UFRJ, na década de 1980, que Darcy Lima e o prof. Luis Trugo, falecido 2004, começaram a estudar o café como alimento funcional, nutracêutico e medicinal. De 1986 a 1994, eles realizaram uma grande pesquisa dentro do projeto denominado “Café e Memória”. Foi quando a ABIC passou a apoiar esses trabalhos e também a divulgar de forma ampla os benefícios do consumo moderado e diário de café, dirigido à comunidade médica e ao grande público. Nascia ali uma grande parceria entre Darcy e a ABIC e, sobretudo, era o marco do pioneirismo das pesquisas no Brasil nessa área.
As primeiras evidências científicas constataram que o café podia combater grandes males da humanidade, como alcoolismo, depressão e consumo de drogas, devido aos seus componentes, como os ácidos clorogênicos e derivados, e que o consumo de café contribuía também no aprendizado escolar e no estado de alerta. Isso entusiasmou a comunidade científica brasileira e internacional, resultando na criação, em 1999, do Instituto de Estudos sobre Café, em Vanderbilt, em Nashville, nos Estados Unidos, instituição financiada por países produtores e consumidores (www.mc.vanderbilt.edu/coffee).
Foram inúmeros os projetos idealizados e levados adiante por Darcy Lima, assim como é imensa a rede de médicos e pesquisadores que com ele trabalharam e que continuarão expandindo esses estudos, a exemplo do projeto Café e Coração, conduzido pelo InCor - Instituto do Coração, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Em parceria com a ABIC, Darcy Lima desenvolveu o Programa Café e Saúde, que incluiu a publicação de Cartas Médicas, que eram enviadas periodicamente aos profissionais de todas as áreas e especialidades da saúde, e um programa de televisão veiculado no “Conexão Médica’, que, via satélite, chegava em 2007 a mais de 50 mil médicos de todo o Brasil, incluindo Faculdades e Escolas de Medicina e de áreas afins.
Com o apoio do Ministério da Agricultura e das demais entidades do agronegócio, também foram produzidos folders, como “O que você precisa saber sobre Café e Saúde”, que trazia novas e interessantes informações sobre os benefícios do café para a saúde, inclusive na prevenção da depressão, Parkinson, etc. Foi também autor de mais de 20 livros, sendo o último “101 Razões para tomar café”, lançado em 2010.
O Dr. Darcy, no entanto, considerava que a maior descoberta de todas, foi a de que o café é a bebida natural mais indicada para estudantes de todos os níveis e atletas, por ajudar na capacidade intelectual, no humor e no aprendizado.