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BR 265: DNIT finaliza projeto e pede R$ 38 milhões para concluir a obra

23/09/2015

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Mais de 95% das obras estão prontas, restando apenas 9,2 km 

 

Ao falar durante a Audiência Pública realizada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em Alpinópolis, na sexta-feira (18-09), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Minas Gerais, Carlos Evandro Coelho da Fonseca não deu voltas para afirmar oficialmente sobre o término dos 9,2 km que restam das obras da BR 265: “finalizamos o projeto mas precisamos de R$ 38 milhões para fazer a obra”.

Trecho rodoviário de 135 km que ganhou status federal em 1999 e com mais de 95% das obras concluídas entre 2.000 a 2010, por ação política coordenada pelo deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), com apoio de parlamentares de vários partidos e lideranças dos diversos municípios, restaram apenas 9,2 km para a conclusão. Trata-se de dois pequenos trechos, localizados próximos a Bom Jesus da Penha e o outro próximo a Alpinópolis.

Proposta pelo deputado Diego Andrade (PR-MG), a Audiência em Alpinópolis deixou patente que os dois trechos só não foram concluídos por conta de dois fatores: jurídico e de projeto. Conforme anunciado na audiência, a impressão do projeto definitivo ocorreria ainda esta semana, possivelmente entre os dias 21 e 23 de setembro.

“Ao longo de uma vida passamos nesta rodovia em terra, a nossa luta por esta rodovia vem de longa data, trabalhamos de forma parceira e conseguimos fazer 95% das obras, mas tivemos forçosamente que esperar questões técnicas, o que nem sempre foi compreendido. Mas olhando para frente, como atestou o DNIT, agora com o processo jurídico encerrado e o projeto executivo concluído e publicado, precisamos mais que nunca somar forças para buscar os recursos no Ministério dos Transportes, tarefa que precisamos dizer não será fácil em função do momento difícil da economia e da política nacional, mas que não nos intimidará pois a maior parte da rodovia já está pronta, falta apenas 9 km”, explicou o deputado Carlos Melles.

O democrata enfatizou que o projeto de acesso a Alpinópolis - viabilizado num trabalho junto ao DNIT e criado pela portaria 1056 de 28 de junho de 2007; como também o contorno de Ilinínea, são prioridades nesta etapa final de conclusão da 265. 

Numa visão geral, a proposta de federalização e de investimentos na BR 265, levada adiante por Melles em 1999, criou um novo corredor estratégico e de desenvolvimento para o Sudoeste Mineiro, com obras realizadas entre São Sebastião do Paraíso a Ilicínea, passando por Jacuí, Bom Jesus da Penha, Alpinópolis e Carmo do Rio Claro. Este trecho, quase totalmente pavimentado, interliga o Nordeste Paulista (região de Ribeirão Preto) ao Sul de Minas (Varginha) e ao Rio de Janeiro.