Notícias
CPI do BNDES ouve ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
19/11/2015

A CPI que investiga supostas irregularidades no BNDES entre os anos de 2003 e 2015, ouviu nesta quinta-feira (19), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto.
O deputado Carlos Melles (MG), membro titular do colegiado, observou ao ministro que não se pode admitir que o BNDES conceda bilhões de reais em empréstimos subsidiados e não haja prejuízo para o banco. O parlamentar mineiro lembrou também que o BNDES esqueceu sua função social e, mesmo em sua gestão econômica, tem sido pouco eficiente. “Precisamos saber: para cada real investido quantos empregos são gerados?”, questionou.
Melles disse também que a gestão de empresas estatais como BNDES, Petrobras e Fundos de Pensão, entre outra, têm sofrido uma contaminação política preocupante, em seus quadros. Tomando o BNDES como exemplo, o parlamentar argumentou que os governos petistas foram piorando a saúde financeira do banco progressivamente. “Ao chegarmos à gestão da presidente Dilma atingimos um desastre do ponto do equilíbrio fiscal”, garantiu.