Notícias
Melles visita Lambari e propõem “Prodetur das águas” para fortalecer o desenvolvimento da região turística
23/02/2016

Ministro do Esporte e Turismo do Governo Fernando Henrique entre 2000 a 2002, o deputado federal Carlos Melles (DEM-MG) participou de encontro na Associação Comercial Industrial e Empresarial de Lambari – ACIL/CDL, no dia 20 de janeiro de 2016, quando discutiu com dirigentes das entidades um plano de ação visando o desenvolvimento integrado e sustentável da região conhecida como Aguas da Mantiqueira de Minas. O deputado foi recebido pelo presidente da ACIL/CDL, Reynaldo Moraes; pelo presidente do conselho fiscal da entidade, Marcio Biaso de Oliveira; e por Gustavo Salomão de Moraes que é administrador de empresa e gestor de projetos.
Melles ouviu a proposta das lideranças de Lambari, que buscam parceiros estratégicos para formular e colocar em prática um projeto que recupere e aproveite o potencial de Lambari.
Com a experiência acumulada como ministro e secretário de Estado de Transportes e Obras, Carlos Melles aceitou o desafio: “Lambari está inserida numa região exclusiva, com opções inigualáveis para diversas faces do turismo, mas precisamos realmente de uma atitude para transformar todo este potencial em desenvolvimento para todos”, comentou o parlamentar.
Durante o encontro na ACIL/CDL o deputado propôs um plano diretor regional, realizado por governos e entidades públicas e privadas competentes – com o suporte especializado de instituições como o Sebrae, para criarmos um programa concebido tanto para criar condições favoráveis à expansão e melhoria da qualidade da atividade turística em Lambari e na região, quanto para melhorar a qualidade de vida das populações residentes nas áreas beneficiadas. Neste aspecto, Melles lembrou aos dirigentes que em sua gestão como Ministro ele seu sequência a importantes programas desta natureza, citando como exemplo o Prodetur Nordeste e o Prodetur Sul, que promoveram obras de infraestrutura (saneamento, transportes, urbanização e outros), projetos de proteção ambiental e do patrimônio histórico e cultural, projetos de capacitação profissional e fortalecimento institucional das administrações.
“Estou propondo que tenhamos o “Prodetur das Águas”, será um caminho longo, mas vamos dar logo os primeiros passos rumo a este desafio”, disse o deputado, citando que além da riqueza das águas, a região possui opções de turismo ecológico, rural, religioso, turismo de negócios, entre tantos outros.
“Para a nossa instituição é muito importante receber autoridades em nossa sede, isto mostra o quanto estamos trabalhando para trazer benefícios para os associados e para a cidade. Como o deputado Carlos Melles foi ministro do governo FHC e Secretario do governador Aécio Neves, com sua visão e experiência nos governos federal e estadual, pode nos orientar e ajudar nos projetos que estamos desenvolvendo. Ficamos muito honrados com a sua presença”, disse Reynaldo Moraes Presidente da ACIL-CDL.
“Para nós que tivemos envolvimento com a vida publica, receber uma figura do quilate do deputado Carlos Melles, traz muita clareza quanto a situação em que o nosso pais se encontra e como é a expectativa de curto prazo. Nos de entidade de classe, como ele também é , falamos e entendemos a mesma línguagem e sua sinceridade pode ser percebida na clareza como conduz um bom dialogo. Estamos muito orgulhosos de recebê-lo em nossa casa”, explicou Marcio Biaso de Oliveira.
Gustavo Salomão de Moraes, administrador de empresa e gestor de projetos, diz que “estamos vivendo um momento muito especial na condução de projetos para o circuito turístico empresarial Águas da Mantiqueira de Minas que envolve seis cidades, Lambari, Cambuquira São Lourenço, Caxambu, Baependi e Carmo de Minas, e algumas dificuldades que estávamos encontrando o deputado pontuou e indicou o caminho acenando inclusive com a possibilidade de recursos através de seu conhecimento com os ministérios por onde já transitou. Estamos muito esperançosos após sua estada em Lambari, e tudo faremos para divulgar seu empenho pelas seis cidades”.
Paulo H. Delfante
Coordenação Geral de Comunicação