Notícias
Deputado Carlos Melles encaminha voto contrário ao relatório da CPI do BNDES
26/02/2016

O deputado federal Carlos Melles (DEM-MG) encaminhou voto contrário ao relatório da CPI do BNDES, concluída nesta quinta-feira, sem que fossem indiciados suspeitos de terem usado o banco estatal para beneficiar empresas. “Com a blindagem que o governo fez muitos requerimentos deixaram de ser votados, muitas pessoas deixaram de ser ouvidas e poucos resultados práticos foram legados pela comissão”, afirmou. O democrata disse ainda que o tema, pela pressão política, é caso para a Polícia Federal.
Apesar dos protestos da oposição, o texto do relator José Rocha (PR-BA) não contemplou indiciamentos. Rocha optou por recomendar mudanças na gestão no banco de modo a aumentar o controle sobre empréstimos e propôs o envio do documento ao Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e à Controladoria-Geral da União para providências.
Após mais de 200 dias de apuração, a CPI investigou possíveis irregularidades no BNDES entre 2003 e 2015, relacionadas à concessão de empréstimos suspeitos e prejudicais ao interesse público.