Notícias
Frente Parlamentar representa Câmara na Conferência Mundial do Café na Etiópia
08/03/2016

Representando oficialmente a Câmara dos Deputados na 4ª Conferência Mundial do Café, que ocorre em Adis Abeba, capital da Etiópia, o presidente e o secretário geral da Frente Parlamentar do Café, deputados Carlos Melles (DEM-MG) e Evair de Melo (PV-ES), terão como missão central no encontro promover a defesa do produtor, consequência direta da forte pressão que existe no país quanto a evolução da crise do café, que contabiliza milhares de pequenos e médios produtores endividados e suas cooperativas à beira da falência, muitas delas já com as portas fechadas.
“Vivemos atualmente as consequências de erros que se têm repetido ao longo de décadas. Erros pelos quais, mais uma vez, o Brasil e o mundo enfrentam uma nova velha crise do café. Um produto que não tem só significado econômico, tem uma face humana. No Brasil, já estamos falando há muito tempo e sem ter uma solução, não temos uma política efetiva para o café”, explicou Carlos Melles.
E a falta de renda que atinge o produtor brasileiro, maior produtor mundial de café, também atinge fortemente outras regiões cafeeiras no mundo. Um exemplo foi o que disse o primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, na segunda-feira (7/3) sobre a volatilidade dos preços, pedindo uma "distribuição mais justa" dos ganhos, já que os pequenos produtores sofrem mais com as quedas nos preços. "Quanto é pago ao produtor? Infelizmente, muito pouco", pontuou.
A produção global de café na safra 2015/2016 deve totalizar 143,4 milhões de sacas de 60 kg, estima a Organização Internacional do Café (ICO, na sigla em inglês). A projeção foi apresentada durante a conferência, na capital da Etiópia. O resultado corresponde a um aumento de 1,4% em relação ao período anterior (141,4 milhões de sacas). A Organização estima um déficit na oferta, volume que deve ser suprido pelos estoques disponíveis.
Autoridades que representam a cafeicultura em todo o mundo estão participando da rodada de reuniões na Etiópia. A Conferência Mundial teve início no dia 6 e vai até dia 8 de março. Já a sessão do Conselho da Organização Internacional do Café (OIC), acontece entre os dias 9 a 11 de março no país africano, berço da cafeicultura.