Notícias
Caiado recebe título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte
24/03/2016

O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado, se tornou o mais novo cidadão belorizontino com o título de Cidadania Honorária concedido pela Câmara de Vereadores da capital mineira, na segunda-feira (21/03). Por iniciativa do vereador Preto (DEM), o senador foi agraciado com a honraria em solenidade que contou com a presença dos ex-governadores Antonio Anastasia (PSDB) e Alberto Pinto Coelho (PP), do presidente estadual do DEM em Minas, deputado federal Carlos Melles, do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro, deputados federais e estaduais, e demais representantes do estado.
Falando em nome dos parlamentares presentes, Carlos Melles agradeceu os representantes de todos os partidos presentes, que formam um arco de aliança que transformou Minas nos últimos anos, sob a liderança do então governador e senador Aécio Neves. “O Caiado esbanja energia, qualidade de trabalho, os que aqui estão sabem o que esse homem fez pelo Brasil nos últimos 35 anos. Tem a cepa da honestidade, do trabalho, da competência, da justiça, e da indignação. O Caiado que estamos homenageando é uma reserva da nossa política, a voz da oposição é o Caiado, muito nos orgulha participar deste momento”.
O senador Antônio Anastasia em seu discurso pontuou as identidades de Minas e Goiás (estado natal de Caiado), e destacou a importância pública do senador democrata. “A sua voz firme, forte, mas serena quando necessária, é ouvida e respeitada. Esta homenagem significa muito, pelo gesto político e simbólico que estamos juntos nesta luta”, disse Anastasia.
“Meu avô, Antônio Ramos Caiado, já dizia: ”por onde Minas se inclina, se inclina o Brasil’. A prudência mineira se tornou sabedoria na política para evitar o confronto e a truculência. Em 1943, aqui em Belo Horizonte, surgiu o movimento que acabou por derrubar a ditadura do Estado Novo, com o Manifesto dos Mineiros. Um gesto ousado e libertário como tem sido o espírito desta terra desde a época da Inconfidência. Que este sentimento volte a pautar o povo de Minas em mais um período complicado de nossa história”, lembrou Caiado.
O democrata trouxe recordações do seu tempo de garoto, quando morou em Belo Horizonte para cursar o antigo “científico” (ensino médio) no Colégio Central da capital mineira.
Convocação
Ronaldo Caiado convocou o povo mineiro a mais uma vez exercer o espírito de defesa da liberdade que pautou a história do estado nesse momento complicado de crise institucional no país. Ele fez uma homenagem dividindo o título agraciado com os movimentos de rua que têm liderado as manifestações pelo país.
“Agora é hora de Minas reeditar sua tradição de grande defensor da liberdade. Estamos vivendo algo jamais visto com essa fomentação de uma política de um contra os outros. E isso é o que mais me preocupa na política nacional. Não se pode criar um sentimento de rutura entre segmentos da sociedade como tem acontecido. Divido este título de cidadania com todos os movimentos populares, com todos os jovens que tiveram a coragem de liderar os protestos de rua. Tenham a certeza que teremos momentos importantes e, nesta hora, como foi com a Carta dos Mineiros, é necessário ter coragem para defender o Brasil”, concluiu.