Notícias
Obra de troca do piso da Santa Casa de Alpinópolis é finalizada
30/03/2016

Recentemente foi concluída uma reforma envolvendo a troca de parte do piso das dependências da Santa Casa de Misericórdia de Alpinópolis. A intervenção foi executada em mais de 1000 m² do prédio do hospital abrangendo os ambientes do Centro Cirúrgico, Ala de Internação, Enfermaria e Pronto-Socorro. A obra foi financiada com recursos federais disponibilizados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Melles (DEM/MG) no valor de R$ 100 mil.
De acordo com Denilson Figueiredo, administrador do Hospital Cônego Ubirajara Cabral, a reforma se fazia necessária uma vez que o prédio foi objeto de modificações e ampliações que passaram a demandar uma adequação do piso. “Há algum tempo o hospital vem passando por intervenções que praticamente exigiu que fosse trocada essa parte mais antiga do piso. A construção da nova ala, por exemplo, ocorrida em 2014, havia deixado uma diferença entre os materiais que compunham o conjunto do piso do prédio, mostrando uma aparente desarmonia. Essa obra trouxe, além da padronização, também a vantagem de se ter um material mais adequado para o ambiente hospitalar”.
Sebastião Sandre Angelo, provedor da Santa Casa, falou sobre a importância da destinação dessa natureza de recursos para a entidade, uma vez que esta não dispõe de verbas próprias e depende desse tipo de apoio para se adequar e ampliar o atendimento. “A Santa Casa de Alpinópolis é uma entidade filantrópica e se mantém com doações e repasses governamentais. Quando é necessária a execução de uma obra ou compra de equipamento, que exige um desembolso maior, o apoio vindo dos representantes políticos é fundamental, pois são eles que disponibilizam as verbas. Neste caso específico da troca do piso, por exemplo, a obra se tornaria inviável caso o deputado não destinasse a emenda para o hospital”, explicou o dirigente.
Os recursos que financiaram a obra são oriundos do Ministério da Saúde e atendem ao programa denominado “Reforma de Unidades de Atenção Especializada em Saúde”. A assinatura do convênio foi concretizada por intermédio de emenda parlamentar de Carlos Melles, que ressaltou a importância de prestar apoio para entidades como o Hospital Cônego Ubirajara Cabral. “Conheço bem o município de Alpinópolis e sei que, desde a década de 80, quando foi construído este hospital, é travada uma luta constante da comunidade para mantê-lo em boa situação. Em outras oportunidades já tive o prazer de ajudar a entidade destinando recursos para a compra de aparelhos, mas dessa vez, juntamente com minha base política na cidade, representada pelo ex-prefeito Edinho do Osvaldo, entendemos que nossa colaboração deveria ser no sentido de melhorar a infraestrutura, por isso destinei o recurso para a troca do piso”, disse o deputado.
O ex-prefeito Edson Luiz Rezende Reis, o Edinho do Osvaldo (DEM), foi quem intercedeu junto ao parlamentar para a indicação da emenda. Ele destacou a atenção especial que sempre procurou dedicar ao setor de saúde do município e frisou a importância de investimento na infraestrutura do hospital. “A construção do hospital já tem mais de 30 anos e, devido ao tempo de uso e às novas necessidades advindas com a modernização dos ambientes, a colocação de um piso mais adequado, que atendesse a essas demandas, acabou se tornando indispensável. Em minha atuação como prefeito tive a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento de unidades de atendimento em saúde, isso me permitiu identificar essa necessidade de promover a adequação do piso no prédio do hospital. Falei com o provedor, que na época era o Dunda, decidimos juntos e enviamos o pedido ao deputado Melles que atendeu prontamente nossa reivindicação”, observou o ex-prefeito.
A reforma promoveu a substituição do antigo piso por outro denominado piso vinílico ou piso de PVC. Este tipo de revestimento foi escolhido por representar uma opção moderna para ambientes hospitalares, pois não arranha, é antiderrapante, fácil de higienizar e proporciona o mesmo conforto do piso quente. Foram aplicados mais de 1000 m², entre piso e rodapés, em variados setores da Santa Casa.