Notícias
Ministro da Agricultura reúne-se com a Frente Parlamentar do Café
18/05/2016

Blairo Maggi, da Agricultura, disse que irá ouvir e dar suporte aos cafeicultores
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, recebeu em audiência na terça-feira (17/05) dirigentes da Frente Parlamentar Mista do Café, que reúne 240 senadores e deputados. De acordo com o presidente da Frente, deputado Carlos Melles (DEM-MG), foi uma visita cordial para reiterar a esperança do setor cafeeiro com o ministro e também para apresentar a preocupação dos cafeicultores brasileiros com medidas para a recuperação e manutenção dos preços do produto e a sustentabilidade do setor.
“O ministro disse que está assumindo uma missão importante e que precisa fortalecer setores geradores de emprego e renda, e a agropecuária é fundamental, neste aspecto, disse que irá dar suporte ao café, ouvindo o setor e buscando soluções”, informou Carlos Melles.
“A urgência de uma política efetiva para o café, solução para o endividamento do setor agropecuário, a reversão da importação de café verde pelo Brasil, são alguns dos temas que as lideranças começaram a discutir com o ministro Blairo Maggi, que entende estas reais necessidades do setor rural e tem disposição de trabalho e diálogo, além de ser um produtor”, pontou Melles.
O conjunto de propostas estão reunidas no documento “Pacto em favor do café”, aprovado há um ano pelos segmentos do setor, formado pela produção, indústria, solúvel e exportação, durante Comissão Geral realizada no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.
Além do presidente Carlos Melles, participaram da audiência com o ministro o 1º vice-presidente da Frente, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), o 2º vice, deputado Silas Brasileiro (PMDB-MG), o secretário geral deputado Evair de Melo (PV-ES), o tesoureiro Bilac Pinto (PR-MG), e Nilton Capixaba (PTB/RO).
Conheça o perfil do novo ministro:
O ministro Blairo Maggi é formado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná. Pai de três filhos, é produtor rural e empresário em Mato Grosso. Nasceu em 29 de maio de 1956 em Torres (RS), numa família de pequenos produtores rurais de descendência italiana.
Em 1999, exerceu o cargo de senador da República. Por dois mandatos consecutivos, foi eleito governador de Mato Grosso (2003-2007 e 2007-2010). Em 2011, voltou ao Senado, com mandato até 2019. Em maio de 2016, afastou do cargo de senador para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.