Notícias
Ministro da Agricultura recebe dirigentes das Frentes do Café e da Agropecuária
22/06/2016

Na pauta do café, ações emergenciais para tentar recompor perdas dos produtores de café com as chuvas que caíram no início da colheita
Na terça-feira (21/06) o ministro da Agricultura Blairo Maggi recebeu em audiência os presidentes das Frentes Parlamentares do Café, deputado federal Carlos Melles (DEM-MG) e da Agropecuária, deputado Marcos Montes (PSD-MG), que estavam acompanhados de senadores e deputados que integram as duas organizações parlamentares ligadas ao setor agropecuário no Congresso Nacional.
“No caso específico do café, discutimos uma pauta ampla, iniciando pelo reposicionamento do café, especialmente no fortalecimento e valorização do Departamento de Café (Decaf) e do Conselho Deliberativo da Política Cafeeira (CDPC), no Ministério”, disse Carlos Melles.
O deputado informou ainda que colocou em discussão a questão emergencial que aflige produtores do Sul de Minas e parte de São Paulo, que tiveram grandes perdas já que a produção de 2016 foi prejudicada pela chuvarada de maio que derrubou grande percentual de grãos e a chuva de junho está dificultando muito a colheita em Minas e em São Paulo. No Espírito Santo, a falta de chuva prejudicou a safra. “Nestes casos pedimos o estudo para um novo Preço Mínimo de Garantia (que hoje está em R$ 307,00, que de longe não cobre sequer o custo de produção), e também um Prêmio Pepro. Como presidente da Frente do Café alertei ainda sobre a questão do Funcafé: a quem o fundo está servindo de fato? Para os produtores não chefa estes recursos”, disse o deputado.
Sobre a questão climática, a Frente do Café enviou formalmente para as cooperativas um ofício, reforçado no final da semana passada, pedindo um levantamento das perdas com seus produtores associados. No entanto, segundo informações da Frente, até a tarde desta terça somente três cooperativas haviam enviado os dados: Coopercitrus Café, Coopassa e Minasul.
Na audiência os presentes discutiram ainda a indicação do nome para a direção do Departamento de Café (Decaf) do Ministério.
Ao final do encontro em Brasília, Carlos Melles manifestou que muita esperança no ministro Blairo. “Com o novo ministro é outro mundo, sempre aberto e transparente e que desde que assumiu já mostrou que trabalha para que tenhamos de volta uma política efetiva para o produtor”, pontou o deputado, destacando que “para isso acontecer o café precisa, mais que nunca, fazer valer sua representação e seus representantes. Como disse há poucos dias, não estamos verbalizando, mas o SOS Café continua”.
Além de Carlos Melles e Marcos Montes, participaram da audiência o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), deputados Evair de Melo (PV-ES), Paulo Foleto (PSB-ES), além do presidente do Conselho Nacional do Café, ex-deputado Silas Brasileiro.