Notícias
Conselho do Café se reúne e busca união para fortalecimento do setor
21/10/2016

Representantes do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) se reuniram, na quinta-feira (20), em Brasília. O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, disse que o setor precisa de uma política diferenciada para atender aos interesses tanto dos produtores quanto das indústrias.
O ministro Blairo Maggi participou de parte da reunião, depois de chegar da viagem à Índia e ao Japão, acompanhando a comitiva do presidente Michel Temer.
“Se o ministro Blairo Maggi, com a competência que tem, dedicar um pouco de tempo ao café, e ele com a visão que tem, promover uma união de esforços mas separando o que é produtor, o que é indústria, o que é comércio, nós vamos conseguir limpar um pouco desse desastre que foram os últimos 12 anos no café por falta de uma política para o setor”, avalia o presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado federal Carlos Melles, que requereu ao ministro a inclusão na pauta da discussão do Pacto em Favor do Café, um conjunto de medidas para o café aprovadas pelo setor e pelos parlamentares, durante Comissão Geral ocorrida na Câmara dos Deputados.
A Frente Parlamentar do Café entregou ao ministro uma carta com as medidas contidas no Pacto do Café.
“A gente fica animado quando vê defensores, como o Melles que defende toda a cadeia do café, mas especialmente o produtor. Vejo que o ministro está provocando a união do setor, e acredita que é através de uma política especifica para o produtor é que vamos ter uma solução para o próprio produtor”, pontuou o deputado estadual Antonio Carlos Arantes, que presidente da Assembleia Legislativa de Minas a Comissão de Desenvolvimento Econômico.
“Como o próprio ministro disse, essa união da cadeira cafeeira é extramente importante, mas ficou claro para o ministro que a produção é muito mais importante, e os interesses são diferentes, e portanto os interesses da produção tem que ser resolvidos pela produção”, lembrou o líder sindical Arnaldo Botrell, que presidente a Associação dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas (Assul) e o Sindicato Rural de Varginha.
O CPDC é formado por representantes do governo, produtores, indústrias e torrefadoras.