Notícias
Melles coleta assinaturas para criar a Frente Parlamentar da Estatística
26/10/2016

Teve excelente adesão a iniciativa do deputado federal Carlos Melles (Democratas-MG) em convidar parlamentares para integrarem a Frente Parlamentar Mista da Geografia, Estatística e Meio Agroambiental, uma sugestão do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, cuja causa foi prontamente assumida por Melles.
De acordo com o deputado, o termo de adesão a nova Frente já conta com a assinatura de 221 deputados, dos mais diversos partidos políticos, e o trabalho segue no Senado Federal buscando a adesão dos senadores.
Há poucos dias Melles recebeu em seu gabinete o presidente do IBGE, momento que foi reafirmada a importante contribuição que a atuação do órgão da à democracia, uma vez que a informação “é um bem público”. No encontro Paulo Rabello defendeu a criação da frente parlamentar de estatística, que poder levar o IBGE a dar contribuições também ao campo político.
Entenda a Frente Parlamentar
Frente parlamentar é uma associação suprapartidária de pelo menos 1/3 dos integrantes do Poder Legislativo Federal (171 deputados e 27 senadores) destinada a aprimorar a legislação referente a um tema específico. As frentes parlamentares possuem um representante oficial e estão regulamentadas pelo ato 69/2005, da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
O Congresso Nacional é formado por 81 senadores e 513 deputados, um total de 594 parlamentares. Para formar a frente parlamentar são necessárias 198 assinaturas de parlamentares, ou 171 deputados e 27 senadores.