Acompanhe nas redes sociais

Notícias

Ufla confirma campus federal em Paraíso

06/02/2017

.:: conteudo_31297_1.jpg ::.

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) – uma das maiores e mais tradicionais instituições de ensino superior do país, confirmou a decisão de implantar um campus federal em São Sebastião do Paraíso. A afirmação partiu do reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo, em reunião agendada pelo deputado federal Carlos Melles (DEM-MG) com o prefeito Walker Américo Oliveira (PTB), com a presença do deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB), da vice-prefeita eleita Dilma Oliveira e dos 10 vereadores eleitos para o próximo mandato. O encontro em Paraíso ocorreu na manhã de terça-feira (27/12), na Prefeitura Municipal, seguida de visitas técnicas às instalações em construção do SESC/Laces, do Parque de Exposições e da Arena Olímpica. 

Para deixar patente o peso de sua decisão, a Ufla trouxe para sua visita a Paraíso, além do reitor, uma comitiva de alto nível, formada pela vice-reitora Édila Vilela, os pró reitores João Crisostomo e Ronei Ximenes, o prefeito do Campus de Lavras Jakson Barbosa, o arquiteto Giovani Salomão e o assessor José Maria Lima. “Estamos aqui para uma visita de prospecção, em função de propor ao presidente Temer e ao Ministério da Educação a implantação de um campus da Ufla em Paraíso. Viemos dizer sim”, afirmou o reitor Scolforo, enumerando o potencial da decisão e os desafios que o projeto exige.

O reitor enfatizou que a proposta é uma “ousadia com responsabilidade”, aproveitando a localização estratégica de Paraíso, o entorno com importantes cidades em Minas e São Paulo, a distância da sede da Ufla em Lavras, e a busca de boas oportunidades mesmo no momento de crise do país.

“É disparado o momento mais propício, já estamos vislumbrando este projeto desde 2008, mas agora temos um diferencial muito forte que é o respeito e a credibilidade que o deputado Carlos Melles tem com o presidente da República, com o ministro da Educação Mendonça Filho, como também com todos os partidos em Brasília, é um capital político que tem nos ajudado muito e com certeza será fundamental para viabilizar o campus federal em Paraíso”, pontuou o reitor. De fato, nos últimos meses, Melles vem mantendo seguidos encontros com o ministro da Educação, num trabalho em favor do fortalecimento das faculdades federais e dos Institutos Federais de Minas, conforme o deputado vem publicando em suas redes sociais. 

“Nos últimos anos estamos tentando de todas as formas trazer ensino de qualidade, sem custo, para nossa juventude. Mais que um campus federal, a possibilidade muito concreta da Ufla ter uma unidade em Paraíso é um prêmio, é a redenção do município, uma nova fase para o futuro de nossa região. A Ufla tem a marca da excelência, e esta vindo com este propósito para Paraíso”, disse o deputado, que propôs uma equipe articulada e competente exclusivamente para cuidar desta causa. “Nesta tarefa, que é difícil mas perfeitamente possível, vamos precisar muito da Prefeitura, da nova Câmara de Vereadores, da união da sociedade de Paraíso e da região, é a nossa chance de um futuro mais próspero”, reiterou Melles.

“A Ufla disse sim, estamos querendo um campus que esteja funcionando em um prazo médio de até três anos com início, meio e fim, mas isso exige uma soma de esforços de todos, cada um fazendo o melhor em sua área de atuação pública e também sensibilizando a sociedade de Paraíso e da região”, frisou José Roberto Scolforo.

Sobre os cursos universitários, o reitor foi claro ao dizer que o campus de Paraíso sediará cursos que tenham capacidade de gerar inovações, nas áreas por exemplo de engenharia e tecnologia, que envolvem uma gama ampla de atividades. “Naturalmente vamos realizar uma pesquisa regional, mas o perfil é de inovação, assim como fizeram o mais desenvolvidos países do mundo”, lembrou o reitor.

O deputado Antônio Carlos Arantes destacou que a Universidade é uma grande aspiração de Paraíso e da região, e que o momento político nacional e municipal é favorável, por conta da seriedade dos governos. “Vivemos um desafios grande, mas o momento é muito bom, vocês não imaginam a força do Melles junto ao governo”, disse. Arantes relembrou que há pouco tempo esteve em Singapura e testemunhou a enorme transformação do país, que pela inovação passou de um ilha pobre para um pólo altamente desenvolvido.

“Ainda na campanha estive com o deputado Melles numa audiência com o ministro da Educação Mendonça Filho, e naquele momento discutimos o campus em Paraíso. Não tenho dúvidas de que vamos conseguir somar todas as forças para realizar este sonho de todos. Temos a força política do deputado Melles, o apoio do Arantes, e vamos fazer nossa parte”, disse o prefeito Walker Américo Oliveira, o Walkinho.

Após a visita ao gabinete do prefeito, a comitiva conheceu alguns pontos de Paraíso que eventualmente podem sediar o novo campus, naturalmente após entendimento com as partes envolvidas. A área que mais chamou a atenção foi o espaço onde seria erguido o SESC/Laces, no Jardim Mediterraneé. O investimento foi paralisado pelo SESC que vai manter o projeto em Paraíso, mas em outro local, o que abriria o espaço nobre para o campus federal, aproveitando os recursos já investidos. 

Ao final das visitas técnicas, a comitiva voltou a se reunir no escritório do deputado Carlos Melles, onde aprofundou detalhes do projeto e a distribuição das tarefas iniciais. “A motivação é grande, o campus federal em Paraíso será um motor para o desenvolvimento regional”, lembrou o deputado.