Notícias
Melles participa de anúncio de novo polo de inovação tecnológica no sul de Minas.
08/09/2017

O deputado federal Carlos Melles (DEM/MG) considerou uma grande conquista para Minas Gerais participar do anúncio de que quatro novos polos de inovação serão instalados em institutos federais de educação. A cidade de Machado, no sul mineiro, será uma das cidades escolhidas para receber um polo cujo objetivo é estabelecer uma relação entre a produção acadêmica e o mercado, já que as pesquisas visam atender à demanda do setor produtivo. Em Machado, o polo será destinado às pesquisas na agroindústria do café.
“Tenho uma vida profissional na pesquisa, focada na área de café.E esta iniciativa é formidável, porque não irá apenas estimular o desenvolvimento de projetos de inovação, como também reduzir uma das grandes fragilidades do setor científico, tecnológico e de inovação, que é a distância entre a academia e o setor produtivo”, pontuou Melles.
O anúncio foi feito, na quarta-feira (6/9), pelos Ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e da Educação, Mendonça Filho. Ao todo serão destinados R$ 149 milhões para a ampliação de unidades e de polos credenciados à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), para o desenvolvimento de projetos inovadores em parceria com empresas. O dinheiro deve ser liberado imediatamente para que os projetos tenham início já no próximo ano.
Com a medida, o número de polos de pesquisa no Brasil vai quase que dobrar, passando dos atuais cinco para nove. Além da cidade mineira de Machado, João Pessoa, na Paraíba, Florianópolis, em Santa Catarina, e Rio Verde, em Goiás, também terão polos para resolução de problemas de tecnologia, energia, manufatura e agroindústria.
“Na prática, isso significa a geração de produtos e serviços que estimulam o desenvolvimento e a competitividade das cadeias produtivas locais”, concluiu Melles.
#deputadocarlosmelles #tecnologiaparaminasgerais #maisempregosparaminas #crescimento