Acompanhe nas redes sociais

Notícias

Exposição na Câmara dos Deputados divulga atividades do Censo Agro 2017

27/09/2017

.:: conteudo_34180_1_1.jpg ::.

O presidente da Frente Parlamentar da Geografia, Estatística e Meio Agroambiental, deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, abrem nesta quarta-feira (27/09), a exposição “Censo Agro 2017. Vamos colher resultados para o Brasil”, que acontece no Salão Verde da Câmara dos Deputados, a partir das 11 horas.

De acordo com Melles, a exposição tem como objetivo divulgar a dimensão e importância do censo agropecuário para o país e para os brasileiros. “Numa integração de esforços conseguimos recursos e a partir de outubro o IBGE vai a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro, uma tarefa complexa e de grande proporção, que será a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, que irá mobilizar milhares de pessoas desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados”, pontua Carlos Melles.

O IBGE anuncia que o Censo Agropecuário terá a coleta de dados executada de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, adotando-se como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão estar relacionados os dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, etc. A data de referência adotada para a pesquisa é 30 de setembro de 2017, à qual estarão referidas as informações sobre estoques, efetivos da pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outras totalizações.

Percorrer por inteiro a área rural de um país como o Brasil, com cerca de 8 milhões de km2 de um território heterogêneo e, muitas vezes, de difícil acesso, é uma tarefa que envolve grandes números.

Veja a seguir alguns dos números que mostram as dimensões do Censo Agropecuário 2017:

- Universo recenseado: todo o Território Nacional

- Número de municípios: 5.570

- Número de estabelecimentos: cerca de 5,3 milhões

- Número de setores censitários: 127.352

- Unidades executoras: 27 Unidades Estaduais, 531 agências, 1.384 postos de coleta informatizados e 865 subáreas

- Pessoal contratado e treinado: cerca de 19 mil recenseadores, que farão a coleta, e quase 7.500 analistas e agentes responsáveis pela supervisão, suporte de informática e área administrativa

- Orçamento: aproximadamente R$ 770,3 milhões