Acompanhe nas redes sociais

Notícias

Ministro Mendonça confirma Campus da UFLA em Paraíso

29/03/2018

.:: conteudo_35869_1.jpg ::.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, em sua última viagem a Minas no comando da pasta, esteve em São Sebastião do Paraíso nesta quinta-feira (29) onde confirmou a implantação do campus da Universidade Federal de Lavras (Ufla) no município. “Meu caro Carlos Melles, nesta reta final de minha jornada como ministro da Educação, eu não poderia deixar de estar aqui neste ato que marca naturalmente uma conquista histórica para Paraíso e a região, que é o campus da Ufla, é um sonho que estamos realizando”, afirmou o ministro, sob forte aplauso da plateia, no Teatro Municipal.

Acompanhado do secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, e do deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), o ministro desembarcou no aeroporto de Paraíso às 8h20, onde foi recebido pelo prefeito paraisense Walker Américo Oliveira (PTB), pelo reitor da Ufla, professor José Roberto Soares Scolforo, pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB), cerca de 30 prefeitos e dezenas de vereadores, além de secretários municipais de educação e diretores de escola. O deputado federal pelo Piauí, Heráclito Fortes, do Democratas, também integrou a comitiva.

Do aeroporto a comitiva seguiu direto para a área de 150 mil metros quadrados onde será implantado o campus universitário federal, no Jardim Mediterraneé, região onde está sendo implantada a Cidade Administrativa e a chamada Nova Paraíso. As autoridades percorreram todo o espaço e conferiram pessoalmente a ampla infraestrutura existente, o que irá agilizar a implantação do campus, cujo projeto já está aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), pelo Conselho Universitário (CUNI), da Ufla; e deve ser aprovado no próximo dia 09 de abril pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

A área do futuro campus atualmente pertence ao SESC, que está cedendo o espaço para a Prefeitura doar à Universidade, recebendo em troca as instalações da Praça de Esportes Castelo Branco, transação já autorizada pela Câmara. O Campus da Ufla deverá receber na primeira fase cerca de R$ 50 milhões em investimentos, e ao mesmo tempo a Praça de Esportes se transformará na sede do SESC, recebendo um aporte de R$ 10 milhões em melhorias.

Logo após houve um ato solene no Teatro Municipal, com a presença de estudantes, professores, secretários municipais de educação, prefeitos, vereadores.

“Somente um ministro que em tão pouco tempo realizou tanto pela educação brasileira, poderia estar aqui neste momento anunciando uma conquista que é o sonho de gerações de paraisenses e tantos mineiros da nossa região. Meu melhor agradecimento”, disse o prefeito Walker Américo Oliveira, que destacou ainda “a coragem e a enorme força política do ex-ministro e deputado Carlos Melles, que coordenou todo o processo para a implantação do campus”. O prefeito enalteceu ainda a parceria entre Prefeitura, Câmara de Vereadores, e frisou a excelência da UFLA e a capacidade de gestão do reitor José Roberto Soares Scolforo.

Visivelmente emocionado, o deputado Carlos Melles dividiu sua fala entre agradecimentos e a qualidade do investimento que a região está recebendo com o novo campus. “O ministro Mendonça, meu amigo de longa data, é um homem público extremamente preparado. Com sua sensibilidade política e enorme capacidade de gestão, foi responsável por conquistas históricas que reorganizaram e fortaleceram a educação brasileira em todos os níveis. Quero dizer, em nome de toda nossa gente, muito obrigado”, disse Melles. O deputado enfatizou ainda o valor da presença Ufla na região. “É a nossa redenção, estamos finalizando a implantação do campus, assegurado pelo presidente Temer, pelo ministro Mendonça, com competente respaldo técnico da Universidade. A Ufla está classificada como uma das melhores universidades da América Latina e uma das primeiras do Brasil, e isso nos orgulha muito”, disse.

Os estudantes Wesley Dias e João Pedro Fidelis – que alcançou nota 1000 no Enem 2017, fizeram homenagem ao ministro, destacando a importância do campus universitário. “Não é um benefício só para os estudantes, é também para nossos pais, nossas famílias, para todos”, disse Wesley.

O ministro descerrou placa alusiva à implantação do Campus Federal em Paraíso, fez um discurso em tom de prestação de contas - mencionando os ganhos de sua gestão, anunciou 6 milhões de reais para Paraíso entre 3 novas creches e ônibus escolares. Mendonça também falou do atendimento aos pleitos dos prefeitos municipais, a qual disse ter priorizado as demandas apresentadas pelo deputado Carlos Melles. “A educação é uma fonte de transformação social Estamos trazendo o sonho da universidade, mas estamos cuidando com muita força de todos os níveis de educação”, disse.

“Até dia 9 de abril devemos ter a homologação por parte do Conselho Nacional de Educação, retornando para o Ministério para que seja homologado, e ai oficialmente estará criado o Campus aqui em Paraíso. Eu tenho convicção que a qualidade de liderança do reitor Scolforo – que é um dos melhores reitores do Brasil, e do meu amigo Carlos Melles fazendo esta ação política parceira, vamos muito em breve estar com o campus funcionando, o que não impede que os cursos – tão logo estejam criados, já possam ter seu início em um local provisório até que as instalações estejam concluídas”, disse o ministro.

De Paraíso o ministro Mendonça seguiu para compromisso na Paraíba.