Notícias
Governador defende descentralização de poderes e autonomia para estados e municípios
14/03/2013

Carlos Melles participa de Café Parlamentar em que o Pacto federativo foi o tema da palestra de Anastasia, em evento promovido pela Associação Comercial e Empresarial do Estado.
A defesa de um novo pacto federativo foi o tema central da palestra do governador Antonio Anastasia, para empresários mineiros, na manhã de terça-feira (12) na abertura da edição 2013 do Café Parlamentar, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas). Segundo o governador, é preciso haver a descentralização de poderes na esfera federal e mais autonomia administrativa dos Estados e municípios.
“Não é possível que um país como o Brasil, com dimensões continentais, com circunstâncias, peculiaridades e características tão diversas, do Oiapoque ao Chuí, possa ser administrado de maneira unitária e centralizadora. É fundamental que haja descentralização. É fundamental que se devolva a autonomia às entidades federadas”, disse Anastasia.
Acompanhado do vice-governador Alberto Pinto Coelho, do secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, e de dezenas de autoridades, o governador Anastasia abordou ainda as negociações envolvendo o Congresso Nacional, no que tange à dívida dos Estados com a União, e a unificação da alíquota do ICMS, para acabar com a guerra fiscal.
Ao comentar os últimos indicadores econômicos, que colocam Minas Gerais em um lugar de destaque no cenário nacional, como o crescimento de 2,3% da economia mineira em 2012, acima da média nacional (0,9%), Anastasia fez questão de ressaltar o papel da ACMinas na discussão de temas relevantes para o desenvolvimento do Estado. Como exemplos ele citou os debates em torno da transferência dos voos do aeroporto da Pampulha para o de Confins e a construção da Cidade Administrativa, no Vetor Norte de Belo Horizonte.
“Essa casa está sempre à frente da discussão dos temas mais palpitantes e relevantes para o nosso desenvolvimento. Nossos votos são que assim continue”, completou.
O presidente da ACMinas, Roberto Fagundes, reconheceu que Minas Gerais, no ano passado, conseguiu resultados positivos em “suas políticas públicas, no desenvolvimento social e no crescimento econômico”.
“Há que se destacar que este desempenho foi obtido num contexto absolutamente desfavorável, seja pelo alto risco de contágio da nossa economia, pela quase estagnação que se verificava no âmbito federal (e que chegou efetivamente à maioria dos estados), seja – talvez principalmente – por injunções político-partidárias”, afirmou.
Criado em 2003, o Café Parlamentar tem o objetivo de discutir questões sobre o desenvolvimento econômico e social do país, reunindo lideranças empresariais e políticas mineiras. Foi a terceira vez que Antonio Anastasia participou do evento. A primeira foi em 2007 e a última, em março de 2012.