Notícias
Secretário de Transportes discute construção de pontes com prefeito e ex-prefeito de São Romão
22/03/2013

Secretário Carlos Melles recebeu prefeito Leonardo e o ex-prefeito Lúcio em audiência na Cidade Administrativa.
O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, deputado Carlos Melles, recebeu em audiência, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, na quarta-feira (20), o prefeito de São Romão, Leonardo Vasconcelos Ribeiro, que estava acompanhado do ex-prefeito do município, Lúcio José Resende. Em pauta, a construção de duas pontes com extensão total de 400 metros sobre o Rio São Francisco, possibilitando a ligação mais ágil do município com a MG 202. Hoje esta travessia é feita com balsas, causando uma série de transtornos aos usuários.
“A reivindicação apresentada pelo prefeito é realmente muito importante, vamos avançar a discussão para viabilizar esta obra que tem importância não só para São Romão, mas para toda a região. Queremos discutir ainda a possibilidade de uma parceria entre os governos estadual e federal neste projeto”, pontuou o secretário Carlos Melles, destacando que a intenção do governador Antonio Anastasia é de promover o desenvolvimento e a integração do interior mineiro.
O prefeito Leonardo e o ex-prefeito Lúcio, explicaram ao secretário que o projeto prevê a construção de duas pontes. A primeira ponte com 200 metros ligará a MG 202 a uma ilha, e a segunda ponte, também com 200 metros de extensão, faria a ligação da referida ilha com a cidade de São Romão.
“Foi uma reunião muito produtiva, sentimos muita seriedade e firmeza no secretario Carlos Melles”, disse o prefeito Leonardo, que foi estimulado a procurar o secretário Melles pelo ex-deputado e atual prefeito de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo.
O secretário Melles lembrou que São Romão foi contemplada com uma obra importante do Governo do Estado, quando o programa Proacesso levou asfalto no trecho de 34,6 quilômetros da MG 202 até Ubaí, representando à época um investimento do Governo de Minas de R$ 16 milhões de reais. Naquele momento o prefeito do município era Lúcio José Resende dos Santos, que agradeceu a chegada do asfalto ao então governador Aécio Neves, destacando que Aécio “sempre acreditou na região” e considerou a obra um grande ato para o município.
Cidade histórica
Com forte produção agrícola, o município de São Romão localiza-se no norte de Minas e faz parte da microrregião de Pirapora. Cidade da época do Brasil Colônia, a cidade de São Romão foi fundada sob o nome de Arraial de Santo Antônio da Manga, funcionando, nos seus dias de glória, como um importante ponto de ligação entre o sertão e o litoral na tarefa de escoamento de ouro, pedras preciosas e também na produção de moedas. Quase um século após a insurreição, em 1831, o arraial se torna vila com o nome peculiar de Vila Risonha de São Romão. Em 1923, é elevado à condição de Município em 1924, pela Lei Estadual nº 843 de 7 de Setembro de 1923, com o nome de São Romão, faziam parte de seu território os distritos de Capão Redondo (hoje Santa Fé), Arinos, Formoso e Buritis. São Romão possui atualmente dois distritos, a sede e o distrito da Ribanceira, a 12 km de distância, situado a margem esquerda do rio São Francisco.
Paulo H. Delfante
Coordenação de Comunicação – Deputado Carlos Melles
35 9822 7818
comunicação@melles.com.br