Notícias
Deputados reúnem-se com associações rurais e lideranças políticas de Monte Sião
20/08/2013

A convite das associações de produtores rurais, os deputados federal Carlos Melles e estadual Antonio Carlos Arantes, reuniram-se na tarde de sábado (17) com lideranças políticas e produtores rurais de Monte Sião, na região do Circuito das Malhas de Minas. Na oportunidade, os parlamentes reforçaram a preocupação com a falta de uma política efetiva do Governo Federal em apoio ao setor rural, destacando a grave situação dos produtores de café, que estão vendendo o produto abaixo do custo de produção.
O encontro de Melles e Arantes aconteceu na Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito João Paulo Ribeiro, dos vereadores Antonio Osvaldo Inácio (Sanhaço), Décio Fred (Decinho do Café), Raul Bueno da Silva, e do ex-vice prefeito Mauro Aparecido de Souza Bueno. As sete associações rurais do município estavam representadas, tendo a frente o presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, Valter Gomes, que considerou muito positiva a reunião com os deputados. “Gostamos muito, a gente vê que são pessoas que defendem realmente o produtor, que conhecem a nossa realidade de sofrimento. Estamos endividados, nas mãos dos bancos e do Governo”, disse Valter.
As associações formalizaram pedido para que os deputados consigam um caminhão para o transporte de calcário, como forma de reduzir custos para os pequenos produtores. “Com este caminhão vamos conseguir uma redução de cerca de 200% no valor do calcário que chega nas mãos dos produtores, vai nos ajudar muito”, disse Valter, pontuando que em Monte Sião são cerca de 1.300 produtores.
Falando para a platéia de produtores, sobretudo de café e leite, o deputado Antonio Carlos Arantes – que preside a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial de Assembleia Legislativa de Minas, destacou que o produtor vive uma situação dramática no campo. “No café, por exemplo, que tem que fazer a política mundial para o produto é o Brasil, que é o maior produtor, mas não faz. Estamos propondo medidas definitivas, algumas medidas foram tomadas mas ainda não são as ideais, o governo federal precisa agir a favor do produtor”, disse Arantes.
Uma das principais lideranças do setor cafeeiro, Carlos Melles tem uma trajetória pessoal e profissional no café, e enfatiza que atualmente há uma crise de representação política que está trazendo sérios problemas para o produtor, que já amarga vários anos de prejuízo. “Fizemos uma proposta conjunta das cooperativas, uma proposta viável para a recuperação e manutenção dos preços do café, mas o governo federal mais uma vez anuncia medidas que não são suficientes, não podemos aceitar”, pontua o deputado.
“Estamos vivendo um momento preocupante na economia nacional, com reflexos negativos na geração de empregos e na queda do consumo dos famílias, paralisando o comércio. Aqui na região do Sul e Sudoeste de Minas, que produz a metade da safra brasileira de café, sabemos que não é de hoje que a situação do produtor está muito difícil, e para piorar, apesar das nossas insistentes mobilizações e tentativas públicas e oficiais, ainda não conseguimos a atenção definitiva do Governo da Presidente Dilma Rousseff. A realidade é que chegamos no limite. Ninguém agüenta vender café abaixo do custo de produção e enfrentar uma brutal elevação do custo de insumos e produtos, sem que haja uma política federal de sustentação de preços do café”, destaca Carlos Melles.
Após a reunião com as associações rurais, os deputados participaram de uma confraternização na propriedade rural do empresário e produtor Claudino, entre Monte Sião e Jacutinga, onde se encontraram com outros produtores.
Paulo H. Delfante
Coordenação de Comunicação