Notícias
Lideranças da região se reúnem no DNIT para discutir finalização das BR´s 146 e 265
18/09/2013

Representantes de oito cidades da região (São Sebastião do Paraíso, Jacuí, Bom Jesus da Penha, Alpinópolis, Nova Resende, São Pedro da União, Passos e Ilicínea), acompanhados dos secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; e do Desenvolvimento Social, Cássio Soares; e do deputado estadual Antônio Carlos Arantes se reuniram, na terça-feira (17/09), com o superintendente geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Álvaro Campos de Carvalho, em Belo Horizonte. O assunto da reunião foram as obras de importantes estradas da região, como trechos da BR-146 e da BR-265, além dos acessos a Pratinha e Alpinópolis e do anel viário de Ilicínea.
O superintendente do DNIT ressaltou a força da região representada pela presença dos secretários Carlos Melles e Cássio Soares, do deputado Antônio Carlos e de diversos prefeitos e vereadores. “A presença de todos aqui hoje mostra a força da região. O nosso compromisso é acelerar os processos, fazer tudo que estiver ao nosso alcance para iniciar as obras”, afirmou Álvaro Campos de Carvalho.
O secretário Carlos Melles elogiou a mobilização das lideranças regionais e destacou a força dos prefeitos e vereadores, reafirmando o compromisso para concluir as obras na BR 146 e 265. “Estamos vendo aqui no DNIT o que sempre venho dizendo sobre a BR 146 nos mais diversos encontros e na imprensa e nem sempre compreendido, não era uma questão de recursos ou política, era uma questão judicial, e finalmente a população de Passos e da Mumbuca – como todos os municípios da região servidos pela estrada, poderão ver este sonho que iniciamos há mais de 10 anos e que está próximo de ser realizado”, pontuou Melles, agradecendo o empenho das lideranças e do DNIT para a finalização da obra.
Ao final da reunião, o secretário Carlos Melles ligou e agendou uma reunião com o diretor geral do DNIT em Brasília, general Jorge Fraxe, para a próxima semana. A Comissão de Vereadores também se fará presente com o objetivo de agilizar ao máximo todo o processo licitatório da BR-265. A expectativa é que as obras comecem em 2014.
De acordo com a previsão do superintendente do DNIT, a previsão é de que até o final deste anos comecem as obras da BR-146. “Caiu a questão judicial em emperrava a concorrência para as obras na BR 146, tão logo sejamos notificados vamos dar andamento ao processo”, disse o superintendente do DNIT. Em relação à BR-265, será feita uma licitação mais simplificada e rápida, chamada Regime Diferenciado de Contratação (RDC), de tal forma que a licitação das obras seja concluída dentro de dois meses. A previsão é de que as obras comecem em 2014. “Tanto a BR 146, quando a BR 265, estão priorizadas pelo deputado Carlos Melles no DNIT”, afirmou o superintendente.
Na avaliação do deputado Antônio Carlos, a reunião foi muito positiva. “Estão todos de parabéns pela iniciativa e pela união de forças. Saímos daqui com ótimas notícias, como o compromisso do superintendente do DNIT de priorizar os trechos que faltam da BR 146 e da BR-265. Uma grande conquista, graças ao resultado dessa união de forças e ao trabalho da Comissão de representantes de cada cidade envolvida”, disse Arantes.
A presidente da Câmara de Bom Jesus da Penha e coordenadora da Comissão, Rosângela da Penha Diniz, abriu o encontro destacando que o deputado Melles plantou as sementes da BR 146 e 265 e acompanha desde então todo o processo de construção, e agora as lideranças estão unidas para finalmente ver o fruto deste trabalho ser colhido, com a finalização das obras. O vereadora Belinha, de Passos, disse conhecer bem a BR 146, pois vem participando ativamente para resolver pendências que vinham atrasando as obras, como multas e questões ambientais. “Reconheço e agradeço o trabalho do deputado Melles, que durante todos estes anos coordenou a colocação de recursos para as duas BR´s, mas o DNIT não tinha os projetos”, disse Belinha.
“Estamos somando forças para finalizar estas duas importantes obras iniciadas pelo deputado Carlos Melles e que ao longo dos anos mereceu a atenção dos parlamentares que atuam na região. O Melles é o pai das duas rodovias e acho importante observar que ele quando a lançou a idéia, mais do que ligar cidades, a proposta foi interligar regiões”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Jacuí, José Carlos Arantes.
Estavam presentes na reunião representantes de oito cidades. De São Sebastião do Paraíso, estavam os vereadores José Luiz Corrêa e Jesu Paulo Araújo; de Jacuí, os veradores Dialon José Teófilo e José Carlos Arantes; de Nova Resende, os vereadores Antônio Alves de Lima e Roberto Gabriel Brbosa; de Bom Jesus da Penha, os vereadores Célio Ribeiro Júnior e Rosângela da Penha Diniz; de São Pedro da União, os vereadores Edno Alves Pacheco e Antônio Moarcir; de Passos, a vereadora Isabel Ribeiro; de Ilicínea, o prefeito Aluísio Borges de Souza, além de vereadores de Alpinópolis Adriano Bernardo Francisco e Noé Freire Bueno.