Acompanhe nas redes sociais

Notícias

HRCor atende pacientes do Triângulo Mineiro

30/10/2013

.:: conteudo_1_9687.jpg ::.

Prefeito de Ituiutaba destaca a importância do Hospital Regional do Coração para a saúde pública de Minas

Referência do SUS em cardiologia para 600 mil habitantes do Sul e Sudoeste de Minas, o Hospital Regional do Coração – HRCor, da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, vem cumprindo o compromisso de atender à demanda dos municípios de sua área de atuação e já estende o atendimento para outras regiões do estado, havendo a disponibilidade de leitos. Exemplo dessa atenção foi manifestada durante encontro em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na segunda-feira (28), quando o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa do Carmo, destacou a importância do HRCor para a saúde pública do estado.

“Para nós de Ituiutaba foi uma satisfação estabelecer uma parceria com o Hospital Regional do Coração de Paraíso, que conhecemos por intermédio do deputado Carlos Melles. Conhecemos o Hospital do Coração numa boa hora, viabilizando o atendimento de um paciente em estado grave e que não conseguia vaga em nossa região do Triângulo Mineiro”, disse o prefeito, enfatizando que “isso abriu um janela para que pudéssemos continuar encaminhando os pacientes. Hoje temos mais de 20 pacientes de Ituiutaba que se deslocam para Paraíso, onde são muito bem atendidos em um hospital que é uma referência para toda Minas Gerais, que demanda este tipo de medicina de alta complexidade”.

Coordenador de cardiologia da Santa Casa, o médico Flavio Vilela Diogo, explica que realmente o HRCor foi dimensionado para o atendimento de cerca de 50 cidades, mas que dentro das possibilidades o hospital vem oferecendo atenção para pacientes de outras regiões, que são carentes de alta complexidade cardiovascular. “No caso de Ituiutaba tivemos pacientes de cardiologia e outros que também precisaram de serviços adicionais, como hemodiálise. Estamos fazendo um esforço grande para assegurar um atendimento de alta qualidade”, disse.

De acordo com o coordenador, o Hospital Regional do Coração vem intensificando sua prestação de serviços, com alto nível de qualidade. “Na hemodinâmica (cateterismo e angioplastia) já ultrapassamos 2.000 procedimentos, e na cirurgia cardíaca iniciamos em fevereiro e totalizamos 16 intervenções com total êxito, já prevendo para os próximos dias a realização de 3 cirurgias cardiológicas por semana, até atingirmos nosso pico”, pontuou.

Para dar suporte a esse crescimento, a direção da Santa Casa está desempenhando um trabalho amplo, e conta com o suporte sobretudo dos deputados Carlos Melles e Antonio Carlos Arantes. Nos últimos anos, em função do porte regional, a Santa Casa recebeu por intermédio dos dois deputados recursos atualizados que somam cerca de R$ 25 milhões. Nos últimos dias o hospital recebeu novos recursos federais para a aquisição de equipamentos, e está finalizando uma UTI coronariana. “Temos a UTI com 10 leitos, nos próximos dias inauguramos mais 10 leitos para a cardiologia, e já temos recursos de R$ 960 mil do Governo do Estado para uma nova UTI, totalizando em pouco tempo 30 leitos”, destacou o provedor Flávio Westin.

Paulo H. Delfante