Acompanhe nas redes sociais

Vídeos

CPI do BNDES convoca pecuarista amigo de Lula para depor

12/11/2015

Parlamentares querem apurar empréstimo do banco para a empresa do pecuarista, amigo do ex-presidente Lula

 

Membros da CPI do BNDES aprovaram na manhã desta quinta-feira (12/11) a convocação do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em votação nominal, 13 deputados votaram pelo depoimento compulsório do empresário contra três votos contrários à convocação.

O deputado federal Carlos Melles, membro da Comissão, votou favorável e explica que é importante ouvir aquele que, pelo o que a imprensa noticia, é o mais próximo amigo do presidente Lula. “O Natalino Bertim e sua família tornaram-se sócio do José Carlos Bumlai, e tinham uma sociedade com os irmãos Batista do grupo JBS. Hoje uns são devedores dos outros e usaram como fonte financiadora, ao que parece numa promiscuidade de gestão, o BNDES. Vindo como convocado poderá dizer um pouco das verdades que o Brasil precisa saber”. 

O requerimento foi apresentado pelo deputado do PPS, Arnaldo Jordy (PA). Os parlamentares querem mais esclarecimentos sobre supostos empréstimos do BNDES aos negócios de Bumlai.

Não é a primeira vez que a comissão age para apurar os negócios do empresário. No começo do mês, o colegiado aprovou o acesso dos parlamentares aos dados confidenciais referentes à operação feita pelo banco de desenvolvimento com a Usina São Fernando Açúcar e Álcool, que pertence a Bumlai.

A usina do pecuarista em Dourados (MS) teria recebido do BNDES um empréstimo de R$ 101,5 milhões em 2012 após ter pedido falência à Justiça um ano antes. O requerimento aprovado não trata de quebra de sigilo das informações da operação e sim do acesso dos parlamentares aos contratos confidenciais.